Robótica

Em linha com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular para o treinamento de habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), as aulas de Robótica Pedagógica com metodologia exclusiva SMARTblocks, baseada em 4 pilares: Questionar, Pensar, Definir e Executar, tem como finalidade o desenvolvimento de 11 habilidades: raciocínio lógico, concentração, trabalho em grupo, autoestima, senso crítico, organização, criatividade, leitura de imagem, liderança, coordenação motora e conhecimento.

São aulas multidisciplinares que passam por diversas áreas do conhecimento como ciências humanas (história e geografia) ciências naturais (biologia e física) além de matemática, português e inglês.
Toda semana o(a) Orientador(a) leva uma construção diferente para a turma, onde os alunos devem iniciar e finalizar a construção do protótipo na mesma aula.

Na Educação Infantil utilizamos as peças denominadas MEGA. São coloridas, algumas flexíveis, outras rígidas, de várias formas e tamanhos diferente, facilitando o manuseio apropriado para a faixa etária de 3 a 5 anos. Como trabalhamos de forma lúdica, utilizamos também “olhos e rodas” reforçando assim o “brincar”.

Já no Ensino Fundamental I utilizamos as peças denominadas INTERMEDIÁRIA e MINI (a partir do 2° ano) além de motores, engrenagens, rodas e eixos, que dão vida as construções e aguçam o interesse dos alunos para o envolvimento nas aulas de Robótica.

Os projetos com “temas propostos” ou “livres” são desenvolvidos com a finalidade de aprimorar, em especial, as habilidades de criatividade e conhecimento e neles os alunos são desafiados a criar suas próprias construções.

A SMARTblocks tem o objetivo de fazer a diferença na vida de todos os alunos e propiciar a aprendizagem de habilidades que utilizarão durante toda a vida acadêmica, profissional e nas relações interpessoais.

Educação Financeira

No Colégio Íntegro, temos conhecimento do quanto é importante uma formação que permita saber planejar a vida econômica e pessoal desde pequeno, por isso há anos já temos em nossa programação pedagógica a Educação Financeira.

A proposta é motivada pela certeza de que muitas pessoas, no Brasil e no mundo, precisam de orientação para lidar com o dinheiro de forma responsável e sustentável. A abordagem foca no preparo dos alunos para atingirem a autonomia financeira sem abrir mão de seus sonhos.

Por isso, vai além de planilhas e cálculos matemáticos, abarcando temas atuais, como sustentabilidade, consumo consciente, empreendedorismo entre outros.

No projeto anual conseguimos colocar em prática o aprendizado: desde o início do ano os alunos, junto com a orientação familiar, são motivados a auxiliar na economia doméstica (apagar a luz quando sair do ambiente, abrir a torneira somente o necessário, não demorar no banho mais que o realmente necessário, orçar, em pelo menos 3 locais distintos, os produtos antes de adquirir, etc); com esta economia os pais conseguem semanalmente repassar um valor para que o aluno junte em seu cofrinho; no final do ano o valor “poupado” custeia a participação em um passeio coletivo.

Aulas de Filosofia / Aprendizagem Socioafetiva

Na vida da informação imediata, com acesso a acontecimentos em tempo real, o ensinar a pensar, a utilizar a reflexão como instrumento de crescimento humano é essencial. A formação ética para poder transformar o conhecimento em bem viver e benquerença. Por isso, o objetivo de incentivar as crianças expressarem seus pensamentos, percebendo-os e relacionando-os com os de seus pares, formando uma comunidade de respeito mútuo.

Resiliência, cooperação, autoconhecimento, empatia são fundamentais para conquistarmos uma sociedade de valores e princípios de convívio social pacifico, harmônico, com menos desigualdades e mais oportunidades a todos.

“A filosofia e a criança tem uma coisa em comum que é a de se maravilhar com o mundo.”

Inglês Diariamente

Atualmente, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar um segundo idioma no mundo globalizado é imprescindível. Aprender nesta fase facilita o aprendizado. Quando uma criança estuda inglês, ela estimula as suas funções cognitivas, o que, consequentemente, facilita o aprendizado de outras disciplinas. O aprendizado da língua inglesa traz inúmeros benefícios para todas as faixas etárias, atentos para que o aprendizado ocorra de maneira natural e que se desperte o desejo de aprender sem cobranças.

Por isso, em nossa escola as aulas acontecem diariamente, como parte da rotina escolar, em um contexto lúdico e motivador. Formando pessoas preparadas para o futuro.

Educa 21

Matricule seu filho agora